top of page

E se pudéssemos mudar um ambiente apenas com pintando as paredes?

  • Foto do escritor: Iasodara Fernandes
    Iasodara Fernandes
  • 6 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Para quem está querendo dar uma nova cara ao espaço de forma rápida, prática e barata, mudar a cor das paredes é uma ótima opção. Sempre é importante nos preocuparmos com as proporções que nossos espaços tem. Para equilibrar algum descompasso que possa haver nessas proporções, tiramos proveito dos efeitos visuais que a pintura pode causar.


O primeiro passo é escolher que sensação você quer trazer para o espaço: ampliar, levantar, rebaixar, encurtar, alargar, estreitar, destacar e delimitar.


  • Ampliar

Por exemplo, temos um quarto pequeno e queremos dar uma noção dele ser maior. Para isso, devemos utilizar cores claras, como branco, off white e beges, pois essas cores refletem mais a luz e, assim, temos uma sensação de amplitude.



  • Compactar

Se você tem um ambiente muito espaçoso e traz um ar mais frio e impessoal, a dica é pintar as paredes e o teto com uma cor mais escura. Essa técnica tem a tendência à compactar o ambiente e, consequentemente, trazer um ar mais aconchegante também.



  • Levantar

Já se você sente que o seu teto é baixo demais, podemos criar a ideia dele ser mais alto pintando as paredes em um tom mais escuro e o teto em uma cor clara. Isso acontece devido ao contraponto que damos às linhas horizontais.



  • Rebaixar

Agora vamos imaginar o inverso: um teto muito alto que quebra um pouco o sentimento de aconchego do espaço. Aqui vamos ter duas opções de para trabalhar:


A primeira opção é fazermos justamente o oposto do caso anterior. Pintamos o teto de uma cor em destaque e as paredes laterais em cores claras e aí daremos um a ideia de ter rebaixado o teto.


A segunda opção seria pintar somente metade das paredes. Assim, nós criamos uma sensação de maior horizontalidade do espaço e por consequência temos a percepção das paredes serem mais curtas.


  • Encurtar/Destacar

O novo cenário será um quarto retangular e comprido que te dá uma percepção de quase um corredor. Para resolver isso, devemos trabalhar de um modo que a pintura dê a percepção de encurtamento do espaço. Conseguimos essa sensação ao darmos destaque à parede de fundo com uma cor diferente das demais, que deverão ser cores claras.


Esse tipo de pintura também pode ser utilizado em uma parede que queremos lhe dar destaque apenas pintando. Por exemplo, se eu tenho um objeto decorativo que eu gostaria que estive mais evidência basta pintar a parede de fundo onde esse objeto está com uma cor contrastante e harmônica à cor da peça escolhida. Dá para perceber como o sofá e o pendente acabam tendo mais destaque na foto acima?


  • Alargar

Outro método de trabalharmos ambientes compridos, ou apenas que quisermos dar a noção de serem mais largos, podemos optar em pintar o teto e a parede de fundo em tons mais escuros que as paredes laterais.



  • Estreitar

Mas, se estamos vivenciando o oposto do caso anterior, podemos trabalhar para causar a impressão de estreitamento pintando as paredes opostas com uma cor mais escura e cores mais claras no teto e na parede de fundo. Também é preferível que o piso seja em um tom claro.



  • Delimitar

Agora vamos imaginar um quarto que também deverá abrigar o home office. Teremos então um ambiente multifuncional e queremos que fique claro a utilização da atividade do home office em um determinado espaço. Podemos utilizar a pintura para criar uma sensação de delimitação. Assim, criamos um novo ambiente sem a necessidade de construção ou inserção de divisórias que poderiam bloquear a visão.



Criamos uma pasta no Pinterest com várias referências de sensações criados apenas com a pintura para você se inspirar, basta clicar aqui.


Agora, como já sabemos que efeito queremos dar ao nosso espaço, vamos escolher que cor(es) vamos escolher.


E ai? Já sabe que sensação quer causar naquele ambiente que você tá querendo mudar?


No próximo post vamos falar sobre como escolher a melhor cor que irá transparecer o nós queremos sentir naquele espaço.




 
 
 

Comments


bottom of page